Meditação sem Dogmas

A primeira ideia de quem não conhece meditação, é atrelar ao yoga, imagens de shiva, ganesh e fotos coloridas.
Mas, não é bem assim. Vou explicar melhor.
Meditação está muito além de qualquer prática e conexão com alguma doutrina e filosofia, ou seja, ela é por si só.
Paticularmente nunca me identifiquei com a cultura Hindú, ou budista, apesar de achar interessante.
Logo que fui procurar meditar, encontrei essas culturas milenares em centros de yoga. Não me senti confortável em repetir mantras que não me identificava, ficava até constrangido. Não batia em mim…
Acredito que o mantra é para esquecer os pensamentos colocando palavras e para “tapear” a mente. Ele tem sua função, mas até certo ponto superficial. Hoje percebo não ser a verdadeira meditação.
Após esse primeiro contato fracassado, deixei de meditar muitos anos. Pois achava que era aquilo.
Mas logo surgiu a neurociência, a física quântica e as sabedorias indígenas em minha vida e retomei a meditação com visualizações e testemunho. O testemunho mudou minha vida, foi rápido, identifiquei a mente, percebi o silêncio e acabei por gostar muito da prática.
Você que está lendo este texto, se já meditou, medita, ou buscou meditações creio que se identifique. “Limpar” a mente é algo muito simples, que com o estado de presença pleno fazemos.
Podemos meditar andando, parados, de olhos fechados, de olhos abertos, ou seja, viver em estado meditativo. E todos esses mitos da meditação podem ser descriados em nós.
Há alguns dias em uma palestra, falei a platéia que iríamos meditar. E uma moça levantou dizendo. Isso é impossível, para meditar precisa-se de uma hora ou mais, até se concentrar.
Eu lhe disse, espere e verá. Logo iniciei uma meditação de sentir a respiração e as partes do corpo, e durou 5 minutos, após esse momento todos relaxaram e a moça inclusive disse que renasceu.
Medito muito com jovens e idosos, e para eles a linguagem é simples e clara. E adoram meditar sem dogmas.
Meditar é diminuir as frequências cerebrais, entrar em theta e delta.
Este texto expressa minha opinião sobre todos os mitos da meditação que encontrei no caminho, hoje medito todos os dias de 15 a 30 minutos e maravilhas acontecem.
Me conecto com o coração, e não há nada de doutrina religiosa, segmento de filosofias complicadas com nomes estranhos.
Você quer meditar sem dogmas? É possível e está mais acessível do que nunca.
Permita-se.
#EscoladoSER