SER para FAZER

Fazer sempre foi uma obrigação exigente demais para mim. Minha alma ansiava a apenas ser. De tudo aquilo que fiz no mundo, sempre foi um fazer longe de ter algum propósito. Fazer mecânico. Fazer social. Fazer para provar que um dia, alguma coisa aqui dentro de mim poderia vir a ser. Por isso, fiz pouco, acredito. Apenas aquilo que naquele momento era o suficiente. Às vezes, o suficiente, era ser a melhor aluna. Às vezes, era apenas passar com a nota dentro da média. Exigi de mim sempre aquilo que poderia entregar, respeitando o meu momento de vida. E quando respeitá-lo não podia, o fazer se tornava uma obrigação, longe de ter algum sentido.
Por outro lado, talvez, até não tenha feito tão pouco. Já que fui capaz de fazer tudo aquilo que a vida me permitia naquele momento. E como minha alma apenas ansiava a ser, quando ser não podia, o fazer também tornava-se diminuto. Fazer sem ser é apenas brincar com o tempo, com as horas, com a vida. É amortecer o sentir da alma, para que o não sentir do mundo continue sem ser interrompido. É apenas através de ser que o fazer se torna vivo. Seguindo seus próprios passos, seguindo rumo ao seu destino. Propósito é fazer com alma. E é na alma que o ser prepara o seu verdadeiro caminho.
Dediquei-me com carinho ao ser nesses últimos anos. Abri espaço para que ele manifesta-se toda a sua intensidade e riqueza. Hoje, o fazer torna-se um desafio, pois tornou-se um fazer livre de regras. Então, como fazer através do verdadeiro ser, quando se aprendeu a fazer através de um ser construído? Só posso dizer que o fazer livre das amarras de um falso ser, tem se tornado um lindo e profundo caminho escolhido. Um caminho de aprendizado e de abertura a outros novos caminhos. Um caminho em direção a ser cada vez mais, apesar do medo, das dúvidas e das incertezas. Apesar da não visão completa que me mostre com clareza, por onde esse ser levará o fazer a caminhar.
Que a liberdade de ser para fazer nos traga mais coragem ainda. Coragem de seguir acreditando na jornada do amor e da confiança. Coragem para sermos aqueles que abrirão caminhos para sermos e fazermos juntos. Por nós todos e para todos nós.